terça-feira, 27 de janeiro de 2009

"Água de beber, água de esterilizar. Alcool só para desinfetar"... rsrs

A água de beber e de fazer leite em pó tem que ser filtrada e fervida, até hoje pelo menos a pediatra ainda não liberou de não ferver. Em alguns momentos que precisamos usamos água mineral de marca conhecida, mas acho que foi a partir dos 3 meses.

As mamadeiras e chupetas também devem ser sempre esterilizadas, bom hoje em dia depende de onde cai a chupeta a gente passa uma aguinha, mas quando eram pingos de gente eram sempre as esterilizava.

Para isto separamos duas panelas novas, de inox mesmo, pois nunca nem soube o que era panela de ágata rsrs e elas ficam sempre em cima do fogão ocupando duas das quatro bocas que ele tem.
Aqui sempre tem muita gente, entre avós, tias, primas, babá, amigas e etc, então sempre existim um "código" para saber se a água estava fervida e/ou se as mamdeiras estavam esterilizadas.
A gente coloca a água fervida depois de resfriada em uma garrafa normal de água e deixa em um canto da cozinha que ficam as coisas delas. como tem que trocar a água todo dia, tem que pensar no tempo de resfriar a água.

Bom, mas voltado ao código... tem uma panela exclusiva para ferver água e outra para esterilizar mamadeiras e chupetas. SEMPRE que a panela de água tem água quer dizer que está fervida. Ou seja, nunca ninguém coloca água na panela para ferver depois, ou a panela está vazia ou alguém já ferveu a água. Assim não ficamos na dúvida se a água que está lá pode ser usada ou não.

O mesmo ocorre para a panela de esterilizar coisas, sempre que tem mamadeira, bicos, chupetas e etc lá dentro é porque estão esterilizados, quando estão apenas lavados ficam no canto da pia para "juntar" mais coisas para ferver de uma só vez. Mas nunca deixamos a panela lotada não... Mas tem vezes que não dá tempo de ferver na hora que acabou de usar, então sempre lavamos e deixamos em no canto para saber que estão "sujas".

Outra coisa importante é NUNCA deixar a panela fervendo e ir fazer outra coisa fora da cozinha, pois ainda mais com crianças pequenas acabamos por nos distrair e podemos derreter as mamadeiras, deixando a água evaporar toda. Não pensem que não pode acontecer com vocês, pois já ouvi MUITAS mães falando que já aconteceu com elas. E comigo ainda não aonteceu pq a panela tem uns furos na tampa que "apitam", ou seja, as vezes que esqueci, a panela me lembrou.
Esta é a minha dica e a minha forma de fazer, se tiver alguma dica diferente, fiqeu a vontade para colocar nos comentários e ajudar outras mães iniciantes!

Um comentário:

Anônimo disse...

muito boas as suas dicas, na verdade valiosíssimas...faço igualzinho, mas penei para aprender tudinho, pena nao ter descoberto teu blog antes!!